Total de visualizações de página

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Oscar de melhor figurino







A categoria de melhor figurino no Oscar é sempre um show a parte, pois premia os figurinistas e estilistas pelo delicado trabalho de ressaltar o conceito de um filme, sua temática, personagens, ambientação e o comportamento de uma época. A criação de um figurino é um trabalho minucioso, principalmente, se for necessário reproduzir os padrões de vestimenta e os modelos de época, como ocorre em filmes épicos ou futuristas.



Os figurinos marcantes de Bonequinha de Luxo retratam o glamour dos anos 50.


O figurino é responsável por destacar o comportamento dos personagens, posicionar a direção de arte e até mesmo para que os atores possam compor a construção da personalidade dos personagens, encontrando o tom certo de cada papel, independente do tempo em que o roteiro do filme esteja inserido. Por isso, vamos destacar neste post os indicados de melhor figurino do Oscar, já que estamos as vésperas da entrega do principal prêmio do cinema, mas creio que a disputa vai ser bem acirrada, pois todos são muito interessantes e bem criativos.


                                       Confira os indicados ao Oscar de melhor figurino em 2016:


CAROL


Detalhes dos figurinos do filme Carol, criado por Sandy Powell, ambientado na glamurosa Nova York dos anos 50, conta a história do romance homossexual entre Carol Aird, interpretada pela premiada Cate Blachet, e Therese Belivet, interpretada pela talentosa Rooney Mara. Ambas vivem universos diferentes, pois Carol é uma mulher de sociedade tradicional dos anos 50, mas já vive as mudanças de comportamento dos padrões de Nova York daquela época, pois está prestes a se divorciar e tem uma personalidade forte, já Therese é uma jovem que trabalha numa loja de brinquedos mas vive insatisfeita com a sua vida. Os figurinos retratam bem os padrões de comportamento da época, mostrando vestidos acintados, uma atmosfera glamurosa e tons sóbrios.


CINDERELA


Mais uma vez, a figurinista Sandy Powel, aparece na lista de indicados para melhor figurino no Oscar, dessa vez, a sua missão foi dar uma repaginada nos figurinos do filme Cinderella, sem deixar a magia dos contos de fada de lado, apresentando cores em tons mais fortes e novos acessórios. Os vestidos apresentam babados, laços e detalhes em cristais Swarovski, dando um leve toque moderno.


MAD MAX: A ESTRADA DA FÚRIA


Já os figurinos do filme Mad Max: A estrada da fúria, criado por Jenny Beavan, mostra um cenário árido e futurista, onde água e gasolina são itens escassos, apresentando um ambiente em tom cinzento e cores neutras.Por isso, o figurino apresenta material em couro e algodão composto por muita sobreposição de cintos e mochilas.


A GAROTA DINAMARQUESA


O figurino do filme A Garota Dinamarquesa foi construído de forma bem delicada e complexa, pois o roteiro conta a história da primeira pessoa que se submeteu a uma cirurgia de mudança de gênero, sendo que os figurinos deveriam remeter não só delicadeza, mas também o comportamento de época. O figurino foi composto transitando pelo universo feminino e masculino, exigindo um olhar bem sensível tanto do ator (Eddie Redmayne) como do figurinista (Paco Delgado).



O REGRESSO


O roteiro de O Regresso conta a história de um caçador que explora o Oeste Americano e é traído pelo seu melhor amigo, o filme tem paisagens brancas e geladas, exigindo do ator Leonardo DiCaprio uma atuação visceral, mostrando a luta pela sobrevivência. Assim, o figurino, criado por Jacqueline West, apresentava peças de pele e casacos bem pesados em tons escuros, remetendo mesmo a sujeira de lama e sangue das lutas travadas no filme.


Agora só nos resta torcer para que vença o melhor nessa disputa bastante difícil com roteiros de diferentes estilos, mas todos retrataram muito bem o conceito de época e comportamento dos seus personagens, creio que o vencedor será reconhecido mesmo por detalhes técnicos, design e fotografia. Enfim, deve ter sido difícil escolher o melhor, mas quem ganha de fato somos nós, o público de cinema, que cada vez mais vê a qualidade técnica e estética em cena. Vamos torcer!



.







Nenhum comentário :

Postar um comentário